5 ABR

Trilha Beco das Dunas

Date: 05/04/2021

Author: Fábio Jr.

Uma trilha cheia de lugares Paradisiacos em um roteiro incrível. 

Não é novidade que Floripa é um dos destinos com mais opções de trilhas no País. A farta natureza e o excesso de belezas naturais são a marca da Capital Catarinense 

Já falamos em nosso blog de trilhas conhecidas como: Lagoinha do Leste, Boa Vista e Pedra da Oração,, Morro do Lampião entre outras. Mas hoje vamos explorar uma trilha não convencional, porém surpreendente e encantadora. Um roteiro encantador pelas dunas de Floripa, que nos foi apresentada através da equipe da Ecoar. 

A trilha tem inicio em uma travessa da Osni Ortiga, próxima a entrada do Canto da Lagoa. 

A caminhada inicia no Porto da Lagoa e já no inicio é possível ter acesso a uma linda ponte de madeira (divulgada no vídeo disponível no feed de nosso Instagram) perante a um cenário paradisíaco em meio a restinga (vegetação característica da região das dunas) com apenas belas montanhas no horizonte e natureza por todos os lados. 


Ao termino da linda ponte, começam a aparecer as incríveis dunas que transportam você para uma paisagem diferente e surpreendente, em um ambiente que mistura o verde da restinga e o branco das areias finas quem compõem as intermináveis dunas. Ao longo da caminhada, outras surpresas vão aparecendo tornando a trilha cada vez mais encantadora. Destaco aqui as “piscinas naturais” Lagoas temporárias formadas pela agua da chuva, que apresentam uma agua cristalina e dependendo do dia, uma temperatura ideal para um banho revigorante em meio a natureza. São inúmeras lagoas e diferentes visuais no meio das dunas que aguçarão seus sentidos e trarão a sensação de que você está no meio de um deserto, em busca de alcançar o grande Oasis que se torna real com a chegada na praia. 


Uma das características positivas da Trilha é o fato de como não se trata de uma trilha famosa e convencional, dificilmente existirá contato com outras pessoas durante a trilha, diferentemente das demais citadas no inicio do post. 

O caminho é bem fácil e tranquilo, por isso, é indicado para todas as idades, basta querer contemplar a natureza de um lugar paradisíaco na Ilha da Magia.


É possível realizar a Trilha de duas maneiras, uma curta e outra mais longa. 

- A mais curta, percorre as dunas, passando por algumas lagoas até chegar na Praia do Rio Tavares. 

- A mais longa, caminha-se pela restinga, passando por diversas lagoas até chegar às dunas e a Praia da Joaquina. 

Curta: 3km (ida e volta)

Longa: 6km (ida e volta)

Duração: de 3 à 4h dependendo do roteiro escolhido. 

Importante: lembrando que não é um destino tradicional, então subentende-se que não tem locais onde comer ou beber. Desta forma, além dos básicos cuidados com o sol, como protetor solar, é bom ir preparado com sua agua e algo para comer, principalmente se optar pelo trajeto mais longo. 

Não é necessário equipamento de trilha, por tratar-se de um volume leve de dificuldade. No entanto por ser uma trilha não convencional, com uma entrada diferente, e caminhos com baixa circulação, recomendamos que seja feita através de profissionais especializados, neste caso nossos parceiros da Ecoar. Você pode fazer a reserva desse passeio ou de qualquer outra trilha com o acompanhamento da equipe da Ecoar, através de nossa central de reservas ou mesmo em nossa recepção durante sua hospedagem. Especializados em trilhas, a Ecoar é uma empresa de ecoturismo, que realiza trilhas nos ambientes mais naturais e menos convencionais, entregando experiências com muita exclusividade, segurança e profissionalismo.  

Espero ter agregado um pouquinho mais de conhecimento. Nos encontramos no próximo post.