28 AGO

Saiba tudo sobre a Costa da Lagoa.

Date: 28/08/2020

Author: Fábio Jr.

Saiba tudo sobre a Costa da Lagoa


Apenas pelo fato de ser uma comunidade acessível somente por barco ou extensas trilhas, já torna singular o passeio na Costa da Lagoa. O que pensar então se lembrarmos que esse reduto ainda possui cachoeira, natureza abundante, ótima gastronomia e uma charmosa vila que é considerada um dos últimos redutos açorianos? E tudo isso nas margens da belíssima Lagoa da Conceição


Pois é, por isso resolvemos postar sobre esse que é um dos passeios da ilha, mais buscados por moradores e turistas. Deixaremos aqui, dicas sobre trilhas, restaurantes e empresas que realizam o passeio. 

Existem três opções de trilha para Costa da Lagoa e três opções de barcos


Trilhas para Costa da Lagoa:

1- Trilha Canto dos Araçás: São praticamente 8km costeando a Lagoa e certamente mais de 2 horas de caminhada. Algumas pessoas desistem em meio a trilha e resolvem pegar o barco da prefeitura que passa em alguns pontos. 

2- Trilha de Ratones: A trilha tem um pouco menos de 3km e a duração é cerca de 1 hora. O ponto de destaque são as lindas vistas não só da Lagoa, mas também das praias do Moçambique, Rio Vermelho e Barra da Lagoa. 

3- Trilha do Monte Verde: O percurso é de aproximadamente 5km e dura até 3hs. Está opção parte de um bairro não turístico, sendo assim tome um pouco mais de cuidado com sua segurança caso opte por esse trajeto. 



Barcos para Costa da Lagoa:


1- A opção mais rápida e melhor localizada para quem estiver no norte da ilha é a que tem saída no terminal Lacustre do Rio Vermelho. O barco leva em torno de 15 min para chegar na área de desembarque da Costa. 

2- Saída da Lagoa da conceição - Esse trajeto é ideal para quem está hospedado no leste da Ilha. O barco leva em torno de meia hora até o desembarque. 

3- Canto dos Araçás - Próximo a entrada da trilha fica o terminal. O tempo do trajeto também fica em torno de meia hora. 


Se estiver hospedado no norte da ilha, uma ótima opção é fazer o passeio com um receptivo. Pois além do conforto e segurança de ser buscado no hotel que está hospedado, por uma empresa confiável, o custo também pode ser bem atrativo. Recomendamos a South Travel, que cumpre com todas as normas de segurança e pratica ótimos preços. Lembrando que reservando direto em nosso site e cadastrando na fidelidade, você reverte 10% de sua reserva em benefícios. Um deles é justamente a opção de passeios. 

Ao chegar na vila de pescadores, recomendamos que você siga direto para Cachoeira. São alguns minutinhos de caminhadam, inicialmente por dentro da charmosa vilinha que é um reduto açoriano e posteriormente em meio a Mata Atlântica. Rapidamente você chega na Cachoeira, que mede em torno de 8 metros. A força da queda d’água varia bastante de acordo com a vontade da natureza. Em períodos de muita chuva ela estará mais cheia, em períodos de seca, ela fica mais vazia. Independente da quantidade de água o local é lindo, vale o passeio e rende lindas fotos. Somente tome muito cuidado para não escorregar nas pedras. Então mantenha atenção e curta o passeio com saúde. 


Após essa visita refrescante da Cachoeira, no caminho de volta entre a cachoeira e a costa onde ficam os restaurantes, você pode parar nas charmosas lojinhas que estão na vilinha de pescadores. 


Ao retornar novamente a margem da Costa da Lagoa, local onde você pegará o barco de volta, a pedida é aproveitar um belo almoço a base de frutos do mar. O prato mais pedido no local são as famosas sequencias de camarão

Recomendamos o Tradicional Restaurante Lagoa Azul, que possui mais de 30 anos. O diferencial são os pratos a base de frutos do mar sempre frescos, muitas vezes retirados da própria Lagoa. Um reduto apreciado não só por turistas, mas também por moradores da cidade. O Restaurante tem ainda um trapiche, que é usado pelos visitantes para um refrescante mergulho na lagoa. O lugar é magico e torna o passeio ainda melhor. 

O barco de volta, você pode pegar ao lado do restaurante. 


Bom, espero ter contribuído com um pouquinho de informação para você. Se encontramos no próximo post.