2 JAN

Lagoa do Peri, um passeio perfeito para Família.

Date: 02/01/2021

Author: Fábio Jr.

Lagoa do Peri, um passeio perfeito para Família.


Um paraíso de fácil acesso para um dia perfeito com a família.


Todo mundo que vem visitar Floripa já chega perguntando da Lagoa da Conceição, como ir, aonde fica, transito... realmente é um lugar incrível e muito badalado. Inclusive já escrevemos um post inteiramente dedicado à este maravilhoso lugar. 

No entanto, hoje o post é sobre outra Lagoa, que também é igualmente espetacular, porém com outro perfil. Falaremos sobre a Lagoa do Perí e seus encantos. 


Acesso a Lagoa 


A Lagoa fica no Sul da Ilha, mais precisamente no Bairro Morro das Pedras. Mas também fica colada com a Praia da Armação. Se colocar no GPS Lagoa do Peri vai encontrar fácil, fácil... 

Ao chegar em frente, existe um bonito Pórtico sinalizando o Parque Municipal da Lagoa do Peri. Sim é um parque, com estacionamento gratuito e tudo. Basta chegar cedinho, que consegue lugar, mas tenha atenção, pois trata-se de um local muito buscado por quem está visitando ou mora no Sul da Ilha. 

Ao chegar no Parque, é possível avistar um caminho muito bem sinalizado em meio a uma vegetação minuciosamente tratada e dividida. Inclusive vale a pena ir com tempo para observar as lindas plantas e vegetações do Parque. 


Curiosidade: A Lagoa do Peri é a maior Lagoa totalmente de agua doce de Santa Catarina. 


Mas vamos ao local. 


Ao passar pelas lindas vegetações, você chega em uma linda praia, com a esplendorosa Lagoa do Peri em sua frente, e atrás dela, um morro que emoldura toda a paisagem e torna o local único. 


A Lagoa tem seu inicio bem rasinho, e as crianças ali ficam brincando por horas. As partes rasas são cuidadosamente demarcadas para que as pessoas possam curtir com segurança. 

Existem opções de locação de materiais para prática de  esportes náuticos. Uma bela pedida para quem gosta. 


Outra ótima opção é almoçar por lá, pois tem um restaurante chamado Peri Restaurante, que pratica bons preços em relação as opções existentes na Lagoa da Conceição por exemplo. É possível comer uma Tainha entre três pessoas, beber alguma coisa e gastar pouco mais do que 100 reais. E mais, a cerveja tem ótimo preço e o atendimento é muito bom. 

Se você é daqueles tipos de visitantes exploradores, ainda existem opções de Trilhas que levam inclusive a cachoeiras. 

Outra ótima dica é visitar o Projeto Lontra. Lá eles abrigam e tratam esse animal exótico que inclusive é encontrado na própria Lagoa. Vale a pena a visita, pois além de conhecer os animaizinhos, ajudar o projeto,  ainda poderá adquirir conhecimento. A entrada fica praticamente junta a Lagoa.  


Para finalizar uma curiosidade:  segundo a lenda, Conceição era uma bruxa e Peri foi um Índio, ambos se apaixonaram, e por serem de crenças diferentes, foram punidos pelas bruxas e transformados em Lagoas. Assim se fez a Lagoa da Conceição e a Lagoa do Peri, que coexistem, porém não se tocam mais, a não ser quando uma delas evapora e acaba chovendo na outra. 


Bom, pode ser até lenda a história contada, mas te garanto que existe magia em passear na Lagoa do Perí. O lugar é realmente incrível e paradisíaco.