11 FEV

Ilha do Campeche, o Caribe Brasileiro

Date: 11/02/2021

Author: Fábio Jr

Saiba tudo sobre essa a Paradisiaca, que não deixa nada a desejar para praias do Caribe. 


Muitas pessoas são entusiastas do Caribe, buscando suas praias paradisíacas, cobertas por areia branquinha e mar calmo com aguas cristalinas. Mas nem todos sabem que aqui em Floripa existe um lugar preservado, com essas características que não deixa a desejar para o Caribe no que tange esse perfil buscado.  Pois é, hoje falaremos desse lugar encantado chamado de Ilha do Campeche


Por tratar-se de uma unidade de preservação, este pedacinho do paraíso possui um numero limitado de pessoas que podem acessá-la diariamente, mas não se preocupe, reservando com certa antecedência você consegue garantir seu espaço e aproveitar tranquilamente. 


Como chegar 

Para chegar na Ilha do Campeche existem duas maneiras tradicionais. Uma com saída da própria praia do Campeche e outra com saída da Barra da Lagoa. A saída da Barra da Lagoa, proporciona vistas ainda mais maravilhosas, já que as embarcações passam por grande parte do leste da Ilha, incluindo a Barra da Lagoa, Galheta, Mole e Joaquina. Transformando assim, a visita em um passeio completo, proporcionando uma visão diferenciada da Ilha. 


Ao chegar na Ilha, a maioria dos visitantes se deslumbram com a beleza da areia branquinha, da agua calma e cristalina, da natureza exuberante e todo o cenário que parece ter saído de um dos filmes da Lagoa Azul. Mas nem só de belezas naturais vive a Ilha, pois o local é recheado de histórias, inclusive com um significativo patrimônio arqueológico, portador de incríveis inscrições rupestres que segundo estudos podem ter mais de 8 mil anos.


O passeio que nossos hospedes fazem saindo da Barra da Lagoa, custa R$150,00 (criança até 6 anos não paga), sai as 10hs e ficam na Ilha do Campeche em torno de 4hs, chegando novamente na Barra da Lagoa em torno de 16hs. O trajeto marítimo dura aproximadamente uma hora. Para chegar na Barra, você pode ir com seu carro e estacionar na Barra da Lagoa, ou se preferir pegar um Uber tranquilamente. 


Chegando na Ilha, você pode simplesmente aproveitar um dia no paraíso, apenas banhando-se e contemplando a natureza. Ou se preferir, também existem ótimas opções com Trilhas Terrestres acompanhadas por um guia. Existem duas opções: uma menor com 1h de duração e outra mais completa com 1 hora e meia. Dependendo da escolha são visitados até 3 pontos diferentes da Ilha. 


Outra opção incrível é a a Trilha Subaquática, que dura em torno de uma hora e meia e custa 70 reais. Uma atividade que não exige conhecimento de mergulho, pois é feita com uso de equipamentos como snorkel, nadadeiras e roupas de neoprene.  Inteiramente guiada. 


É bom lembrar que todos os passeios que envolvem travessia marítima são passíveis e cancelamento por conta de mal tempo, mas fique tranquilo, pois nesses casos, mesmo reservando com antecedência, qualquer valor desembolsado antecipadamente é devolvido. 


Estrutura do local:


Existem duas opções de alimentação na Ilha. 


- Um restaurante que serve refeições. (não aceita cartões)

- Uma lanchonete (bar) que dispõe de lanches rápidos (aceita cartões). 


O que pode levar? 


Cadeira, guarda-sol, cooler e claro, indispensável levar um bom protetor solar. Um chapéu ou algo para se proteger também é uma ótima dica. 


Para reservar com antecedência, nos avise pelo WhatsApp 48 9610-3252. Caso prefira reservar quando tiver aqui na Ilha, nos contate na recepção. 


Bom, espero que durante sua visita em Floripa, você não deixe conhecer esse paraíso. Nos vemos no próximo post.